"Inventar-se de Gente" em Castelo de Paiva a 11 de Dezembro

Inventar-se de Gente é um itinerário sonoro e performativo, protagonizado pelo grupo O Som do Algodão, que une os contos de Agustina Bessa-Luís, a poesia de Daniel Faria e o imaginário das obras de Nuno Higino à tradição oral do território da Rota do Românico e vai chegar a Castelo de Paiva a 11 de Dezembro.

ter 16 nov, Cultura e Lazer

Este espectáculo, integrado no projecto Ver do Bago, vai percorrer os municípios de Celorico de Basto, Amarante, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Felgueiras, Paredes, Resende, Cinfães e também Castelo de Paiva, durante os meses de Novembro (26) e Dezembro (11), ao todo vão ser nove apresentações de 40 minutos, direccionadas para crianças (M/4) e famílias.

Baseado no cancioneiro tradicional e na tradição oral do espaço geográfico da Rota do Românico, a partir de Contos Amarantinos, de Agustina Bessa-Luís, Poesia, de Daniel Faria, O Crescer das Árvores e Onde Dormem os Pássaros?, de Nuno Higino, este grupo Som do Algodão propõe uma viagem de sensações, que parte da paisagem natural dos vales dos Sousa, Douro e Tâmega, seduzindo-nos a conhecer as suas lendas, tradições e ofícios.

Será música para fazer crescer as árvores e histórias para nunca dar ponto sem nó e os espectáculos são gratuitos, condicionados à lotação dos espaços, por ordem de chegada, sendo que o espectáculo em Castelo de Paiva será realizado a 11 de Dezembro, pelas 15h30, no espaço do Auditório Municipal.

Recorde-se que, o projecto Ver do Bago é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação O Vinho, a Arte e os Homens.