Teatro Comunitário: “ Da Raiva ao Paraíso “

O Teatro Universitário do Porto vai apresentar, no próximo Domingo, dia 5 de Março, a partir das 19 horas, no espaço do Cavalete do Fôjo, em Folgoso, um espectáculo de Teatro Comunitário, denominado “ Da Raiva ao Paraíso “, procurando retratar aquilo que foi a laboração das Minas do Pejão, e a exploração carbonífera nesta terra durante um século e ocupando as vidas de mais de 3000 trabalhadores.

qua 1 mar, Cultura e Lazer

  São memórias da gente sobre a terra e a exploração mineira, onde a natureza tomou conta dos edifícios que antes eram habitados por carvão, mas ainda restam as memórias do trabalho duro, os relatos das lutas e do companheirismo. Onde ainda vivem as fotografias das peças de teatro que enchiam os salões das freguesias. Da Raiva ao Paraíso, do que foi ao que ainda está por fazer.

 

            Na ficha técnica desta recriação teatral, temos a Criação e Interpretação de Clara Capela, Cláudia Gonçalves, Conceição Rodrigues, Fernando Gomes, Joel Dias, José Gonçalves, Maria João Martins, Maria José Capela, Rosa Íris Capela, Tiago Gonçalves, sendo que, a Direcção Artística é da responsabilidade de Bruna Dias, Inês Leal, Raquel Chaves, Rúben Sousa, Sandra Pinheiro.

 

            No desenho e operação de luz e som a responsabilidade é de Gui Flor, nos Figurinos e Cenografia com Bruna Dias, Manuel de Barros, Raquel Chaves, Rúben Sousa, na Recolha Documental, Inês Leal, Sandra Pinheiro, e na Produção: Gonçalo Albuquerque, Rui Resende, Sandra Pinheiro, sendo o Apoio à Produção de Manuel de Barros, Mariana Leite Soares, e o Apoio Técnico de Eduardo Brandão, Mariana Leite Soares, com Design Gráfico de Inês Leal

 

            Este espectáculo de teatro no Cavalete do Fôjo, recentemente reabilitado através de uma intervenção municipal, tem os apoios da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Casa de S. Domingos, Casa do Povo da Raiva, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Junta de Freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso, Museu da Pessoa, Projecto SHS, Universidade do Porto.

 

            Ao nível de agradecimentos, o Teatro Universitário do Porto deixa agradecimentos a várias entidades que vão colaborar neste espectáculo, com entrada livre, nomeadamente ao Aquapura Terrace, ARCAF - Associação Recreativa, Cultural, Patrimonial e Ambiental de Folgoso, António Capelo, Armando Faria, Bacar Silá, Blueberry. Lab, Carlos Martins, Coro de Mineiros da ARCAF, Emília Tavares, José Andrade, Lúcio Moreira Silva, Manuel Alves Silva, Manuel Rosas, Neca Rodrigues, Padre Tiago Santos, Rancho Folclórico Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Reunião de Família, Serafim Silva

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados