Um Fogo Que Arda, na Ponte Centenário de Pedorido

No dia 16 de julho, às 22 horas, o Teatro do Bolhão apresenta o espetáculo Um Fogo Que Arda, na Ponte Centenário de Pedorido, Castelo de Paiva Com direção de António Capelo, o espetáculo assinala o regresso do Teatro do Bolhão a Castelo de Paiva, onde criou Todos a Payva, em 2017 e Paiva D´Ouro, em 2019, espetáculos de grande escala que envolveram centenas de participantes da comunidade local e milhares de espectadores na celebração coletiva da arte, da identidade e da memória do território.

seg 11 jul, Cultura e Lazer

 Um Fogo que Arda parte para um desafio ainda mais complexo – a instalação de um evento multidisciplinar de grande dimensão no local de encontro dos Rio Arda e Douro, utilizando como cenário a ponte histórica, o Rio Arda e as suas margens. O teatro, a música, o canto, o circo e o vídeo convocarão para esta cenografia extraordinária a vida, os ritos e os mitos locais num espetáculo de forte pendor visual e plástico. Dão corpo ao trabalho os profissionais do Teatro do Bolhão e os membros da comunidade local, com um destaque para os 15 antigos mineiros do Pejão, para os valboeiros de Pé de Moura e para o grupo de Taekwondo de Pedorido. Juntos, farão regressar à ponte o antigo comboio da mina, o Entrudo chocalheiro e até mesmo Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros. A ponte, réplica de menor dimensão da ponte que ruiu em Entre-os-Rios, será também, e por isso, um espaço de homenagem.

. “Quando nos decidimos a trabalhar num espaço que existe há mais tempo do que nós próprios, percebemos que, por mais que esse espaço sofra alterações, ele está carregado de memórias e imagens. Tomando como cenário as águas dos rios Douro e Arda, no local onde se encontram, debruçados das margens e das pontes, olhando quer as águas dos rios, quer o desenho centenário da ponte em ferro, Um Fogo que Arda procura criar novas memórias e imagens para aqueles que, depois de nós, viverão. Porque a vida, a nossa e a dos outros, continua para além de nós... E este deve ser, também, o nosso legado…” António Capelo

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados