1ª Rampa de S. Gens

Em dia soalheiro, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 11ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se no passado Domingo, a 1ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 400 participantes, sendo que, Paulo Gonçalves e Amélia Vieira, ambos do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, foram os grande vencedores desta prova inaugural.

ter 1 out, Desporto

Organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADC J. Clark, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo sem semelhança na país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigente para cerca de quatro dezenas de participantes neste desafio, que este ano faz a sua estreia.

Paulo Gonçalves, veio da Suíça, representar o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e para triunfar nesta prova, conseguindo um registo de 4.53, enquanto José Vieira foi segundo classificado com um tempo de 4,58, seguindo-se Victor Barbosa, Luís Santos e Manuel Sousa.

Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a atleta Amélia Vieira, do GD de Castelo de Paiva, que fez o percurso em 6.14, com Sandra Teixeira, também da mesma colectividade, a registar um tempo de 7,13 no segundo lugar da classificação.

A Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, mais de 400 que enfrentaram um percurso desde a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distancia de aproximadamente seis quilómetros pela Junta de, onde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio, em jeito de inauguração das obras de melhoramento da zona de lazer, que foram agora realizadas Freguesia no topo da Monte de S. Gens, em colaboração com a Câmara Municipal.

José Manuel Carvalho, Vereador do Desporto da edilidade paivense louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Câmara Municipal, colectividades e da própria comunidade local, manifestando gratidão pelo sucesso alcançado nesta primeira edição, considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho.

O responsável municipal, que se fez acompanhar dos Vereadores António Rodrigues e Manuel Junot, valorizou este dia de festa e este evento na componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, ao mesmo tempo que se congratulou com as obras de melhoramento do Parque de Lazer do Monte de S. Gens, agora concretizadas, desejando que este espaço seja um verdadeiro ponte de encontro e de turismo, complementado com a colocação de um baloiço que será factor de atracção neste local emblemático do concelho, que permite desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro

Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio e nesta jornada desportiva, evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, louvou as parecerias assumidas neste evento que permitiram a realização de um grande convívio, e destacou o esforço realizado para concretizar as obras de recuperação e beneficiação deste ponto turístico do concelho, um espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer potenciar ainda mais e valorizar com outras acções e intervenções.

Por ultimo, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, considerou que este desafio teve um final feliz, porque serviu para promover o desporto e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico, que pode vir a ser um ex-libris do município, que deve ser acarinhado e respeitado por todos, endossando felicitações à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia pelo trabalho desenvolvido neste local, sendo que, o dirigente paivense realçou a satisfação e a alegria de ver a comunidade local a aderir em força à iniciativa, sublinhando testemunhos extraordinários daqueles que desafiaram os limites numa corrida monte acima e que, podem no presente, transportar para o futuro o orgulho de terem estado neste momento épico do desporto em Castelo de Paiva.

mais notícias
Contadores Inteligentes de EletricidadeGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados