4ª edição da Rampa de S. Gens

Já em tempo mais fresco, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo vai voltar ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 14ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se na manhã do próximo Domingo, a 4ª edição da Rampa de S. Gens, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXVI Jogos Desportivos, a levar os atletas até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura.

qua 12 out, Desporto

Com organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este é um desafio desportivo muito peculiar, relevando aqueles que enfrentarem a rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas que será deveras exigente para os participantes neste desafio, que este ano volta a atrair boa adesão de participantes, recordando-se que o “record” masculino está no registo de 4m22sg e o feminino estabelecido em 5m23sg, com a ultima vitória a pertencer aos conhecidos atletas Rui Muga e Rosa Madureira.

A Rampa de S. Gens, já contabiliza meia centena de inscritos, e tem inicio às 10 horas, sendo uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, realizando-se nesta edição a habitual caminhada, desde o centro de Sardoura, acontecendo o habitual convívio e cerimónia de entrega de prémios na zona de lazer no topo da Monte de S. Gens.

Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense, já se pronunciou sobre a realização da Rampa de S. Gens, louvando os seus promotores e o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, desejando que, a dureza que apresenta, apesar da curta distância do trajecto definido, não seja factor impeditivo para uma boa adesão de participantes nesta dura prova, e que seja também, um dia de festa para o atletismo paivense, podendo os atletas e seus acompanhantes desfrutar de um animado convívio, num sitio único com uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro.

Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, saúda todos os participantes neste desafio e nesta jornada desportiva, evidenciando a alegria de ver as parecerias assumidas neste evento que, uma vez mais, vão permitir a realização de um grande convívio, aproveitando para destacar a valorização e a importância deste ponto turístico do concelho, um espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer continuar a potenciar e valorizar com outras acções e intervenções.