Apresentação da GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas

O Município de Castelo de Paiva promove, no próximo dia 18 de dezembro, uma iniciativa de divulgação e ativação da GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas. Trata-se de um evento de cariz não competitivo, com as vertentes de caminhada e BTT.

qui 24 nov, Desporto

Realiza-se no próximo dia 18 de Dezembro, a apresentação da Grande Rota 60 das Montanhas Mágicas em Castelo de Paiva, numa jornada não competitiva, mas que promete muita animação desportiva, com o registo de várias iniciativas, desde logo uma Caminhada, uma prova de BTT, e uma demonstração de Zumba, no Largo do Conde.

A Caminhada terá um percurso de 8 km, e a prova de BTT com 35 km de trajecto circular, estando agendado um reforço alimentar durante o percurso, com a tradicional sobremesa Sopa Seca e percorrer parte da Etapa 2 e 3 da GR60 e do PR1 de Fornos, com ponto de partida e final no Largo do Conde, onde está prevista uma Aula de Zumba no arranque e algumas surpresas durante o percurso.

O Passeio de BTT está marcado para 9:00h e irá percorrer a totalidade da Etapa 2 da GR60 em Castelo de Paiva, num percurso circular de 35 quilómetros, com inicio Largo do Conde em Sobrado, sendo que haverá prémios para as primeiras inscrições:

Recorde-se que, esta actividade desportiva é organizada pelo Município de Castelo de Paiva, em parceria com a ADRIMAG, o Projecto VIDA, a Associação Comercial Industrial de Castelo de Paiva e o Grupo ParteRaios.

A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas é um percurso pedestre circular, com 275km, distribuídos por 14 etapas. O seu traçado coincide, quase na totalidade, com o da Grande Travessia das Montanhas Mágicas (BTT), verificando-se apenas alguns desvios. Também o início e o final das etapas são comuns, disponibilizando-se em cada um deles um painel informativo sobre ambos os traçados, sendo que, se encontra totalmente sinalizada de acordo com o regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Atravessando um território que abrange 4 Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, a GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas tem como principais atractivos a natureza, as paisagens, a biodiversidade, a geodiversidade, os vales, os rios e as montanhas.

Os motivos para explorar, as Montanhas Mágicas® através desta Grande Rota, não se esgotam nos recursos naturais. A herança histórico-cultural presente em monumentos e aldeias tradicionais, nas lendas e tradições, no artesanato e na excelente gastronomia típica local, juntam-se à diversidade e qualidade dos serviços turísticos e à arte de bem receber, para proporcionar uma experiencia autentica e inesquecível neste território.

Seja pelo desafio ou pelo simples prazer de caminhar ao ritmo da vida na montanha, explorando novos trilhos, paisagens, culturas e lugares, ou cultivando o convívio e a amizade, esta é uma excelente oportunidade para a prática desportiva na Grande Rota das Montanhas Mágicas.

As inscrições podem ser realizadas até ao dia 11 de Dezembro, através do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, utilizando o endereço desporto@cm-castelo-paiva.pt ou através do telefone 255689500, podendo ainda os interessados usar este link para inscrição: