Centenas de atletas no 23º Campeonato Distrital de Corta Mato

Nuno Costa e Solange Jesus, ambos atletas do Clube Desportivo Feirense, foram os grandes vencedores do 23º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente Curta, ontem realizado em Castelo de Paiva, numa organização da Associação de Atletismo de Aveiro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das colectividades locais, Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark, traduzida numa jornada desportiva de sucesso, que juntou mais de 450 atletas, na pista do amplo espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado.

seg 28 fev, Desporto

Em dia primaveril, o Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, destinou-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Juniores, Sénior e Veteranos, Iniciados, Infantis e Benjamins inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, com a possibilidade de integrar as equipas de seniores os atletas juniores ou veteranos para a composição da equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa, registando-se a presença cerca de quatro centenas e meia de atletas pertencentes a cerca de 20 equipa de todo o distrito.

No escalão feminino, Solange de Jesus, da equipa do CD Feirense, com a marca 14,36, foi a vencedora da prova, batendo a colega de equipa, Susana Godinho (14.39) e Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda ( 14,48 ) na luta pelo lugar mais alto do pódio, enquanto Andreia Santos e Joana Ferreira, ambas atletas do RD de Águeda asseguraram o quarto lugar e o quinto lugares da tabela classificativa, sendo que a melhor atleta paivense foi Amélia Vieira, do GDCCP no 9º lugar, com a marca 16.44.

Já no sector masculino, foi Nuno Costa, do Clube Desportivo Feirense, que dominou a corrida de 4000m em Castelo de Paiva, conseguindo o registo de 12.16, superiorizando-se na chegada a Luís Oliveira, do Recreio de Águeda, com 12.21, e Amado Martins, do GDC Guilhovai com a marca de 12.30, enquanto Pedro Amaro, do GDCG, e João Amaro, do GD Recreio Desportivo de Águeda completaram a tabela classificativa dos cinco melhores atletas presentes, sublinhando-se que, o melhor atleta paivense neste escalão, foi José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, no 18º lugar, com o registo de 13.42 .

Na classificação por equipas, o Recreio Desportivo de Águeda ganhou o sector feminino, à frente do Clube Desportivo Feirense, e da ADCCJ Clark’s de Castelo de Paiva, enquanto pelo lado masculino, triunfou a equipa do GDC Guilhovai, seguindo-se o CD Feirense e o RD de Águeda, completando o lote das cinco melhores equipas, as formações da ACR de Vale de Cambra e do SC de Espinho, registando-se neste escalão o excelente o 6º lugar da classificação geral obtido pela equipa paivense da ADCJClark.

Nas restantes provas, Carolina Cruz, do CAOB-A triunfou no sector Infantis Femininos e Pedro Freitas, da mesma equipa, venceu o sector masculino, enquanto que, nos Iniciados ( 2000m ) Duarte Vilas Boas, do CAOB-A ganhou a corrida masculina e Laura Silva, da ARAC venceu a prova feminina, sendo que, na classe Benjamins 500 M a vitória foi para Maria Dias, do CSJSC e Santiago Oliveira, do Grecas, venceu o sector masculino. Nos Benjamins 1000m, a vitória feminina foi para a paivense Lara Sousa, da ADCJ Clark.

No escalão de veteranos (4000 m), Mónica Fernandes, do CAO, dominou a corrida, seguida das paivenses Marta Sousa e Adélia Tavares, ambas da ADCJClark, enquanto nos masculinos a prova foi dominada por Fernando Lemos, do Grecas, com Victor Barbosa, do GDC de Castelo de Paiva a situa-se na segunda posição, sendo que, na Prova Aberta ( 3000m ), Ema Oliveira do ARAC venceu nos femininos e Daniel Cruz, do CD Feirense, triunfou nos masculinos.

José Rocha, presidente da edilidade paivense, juntamente com Liliana Vieira, Vereadora do Desporto e Cultura, e Almiro Moreira, presidente da Assembleia Municipal, marcaram presença na cerimónia de entrega de prémios aos atletas que mais se distinguiram nesta final do campeonato distrital de corta-mato, e o presidente evidenciou a satisfação do município participar nesta organização desportiva, endereçando felicitações aos restantes parceiros deste evento que trouxe centenas de atletas a Castelo de Paiva

O autarca local congratulou-se com a excelente adesão de equipas e atletas, com o sucesso desta grande jornada de atletismo distrital e pelo facto do município voltar a ser um digno anfitrião de um grande evento desportivo, louvando a forma dinâmica como as corridas foram sendo realizadas, motivando sempre uma competição saudável entre valorosos atletas que deixaram muita determinação na pista e deram espectáculo ao numeroso público que se foi mantendo interessado na prova, lembrando que esta prova também simbolizou a retoma da actividade desportiva no concelho, potenciando a possibilidade de se enaltecer a importância do desporto na vida, agora mais que nunca valorizado.

A exemplo de anos anteriores, e beneficiando do prestígio alcançado e traduzido em diversos títulos, do trabalho desenvolvido pelas duas colectividades que nesta terra promovem a modalidade, o presidente José Rocha agradeceu a todos quantos contribuíram para esta jornada desportivo, evidenciando, além da vertente desportiva, esta forma de potenciar e promover o território, contribuindo também para ajudar a alavancar da economia local, frisando ainda o interesse do trabalho conjunto, das parcerias e o empenho de todos permitindo grandes realizações.

Feliz com este sucesso e com as provas desenroladas com uma expectativa sempre crescente, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, na hora dos agradecimentos e balanço final, referiu com profundo orgulho que, “ continua a valer a pena o sacrifício que se faz … porque o atletismo da nossa terra continua a marcar pontos no distrito de Aveiro “.