Corta Mato Distrital Escolar

Decorreu ontem no período da manhã, nos terrenos anexos à Quinta de S. Pedro, em Sobrado, as provas de Corta-Mato Escolar, orientadas para os alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, contando com a participação de 435 alunos de diversos estabelecimentos de ensino deste agrupamento, garantindo seis dezenas de atletas o desejado apuramento para o Corta Mato Distrital Escolar, ainda com local e data por definir.

qui 25 nov, Desporto

Recebida pela presidente do Agrupamento Escolar, Beatriz Rodrigues, e outros elementos do Conselho Directivo, a vereadora do Desporto e Educação, Liliana Vieira, fez questão de estar presente em representação da edilidade paivense e evidenciou a sua natural satisfação pela boa adesão de participantes, realçando o notável trabalho desenvolvido pelas entidades escolares em prol da promoção e incentivo da prática desta modalidade, que está bem enraizada no nosso concelho.

Divididos em seis escalões de masculinos e femininos, cerca de 60 atletas garantiram nesta jornada desportiva, o apuramento para a fase seguinte, o Corta Mato Distrital Escolar onde vão tentar chegar à fase nacional, conforme destaca o coordenador local Prof. Fernando Mota, recordando anteriores participações, onde alunos paivenses tiveram sucesso e chegaram mesmo a representar a escola a nível nacional.

Recorde-se que, o Corta-Mato Escolar é um das modalidades integradas no programa do “ Desporto Escolar “, organizado pela Direcção Geral de Educação, através da Divisão do Desporto Escolar e pela Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, sendo que, através da participação cada vez mais numerosa de alunos, esta modalidade é realizada em três fases ( escolas, regional e nacional ) e já tem lugar de destaque no calendário anual.

Em 2020, a prova distrital realizou-se na Quinta do Ega, em Vagos, com a participação de aproximadamente 2000 alunos, oriundos de 58 escolas de todo o distrito de Aveiro.