Mais de 600 pessoas em S. Gens

Em dia cinzento, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 14ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se no passado Domingo, a 4ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 600 participantes, sendo que, Victor Barbosa e Beatriz Valente, ambos do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, foram os grande vencedores desta prova inaugural.

qua 19 out, Desporto

Numa organização conjunta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, ADC J. Clark, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo sem semelhança na país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigente, que este ano voltou a registar uma boa adesão de participantes.

Victor Barbosa, a representar o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva triunfou nesta prova, conseguindo um registo de 4m41,3 enquanto Pedro Magalhães, do Caldas de S, Jorge, foi segundo classificado com um tempo de 4,41,8, seguindo-se José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, com o tempo de 4,55,4 a fechar o pódio em S. Gens.

Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a jovem atleta Beatriz Valente, do Grecas, que fez o percurso em 6m,57,5 com Ana Vieira, individual, no segundo lugar, a registar 7,13,6 , e Sandra Teixeira, do GDC de Castelo de Paiva a garantir a terceira posição, no tempo de 8,08,1com Frabicia Sales e Ana Oliveira a completar o “ Top Five “.

A Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, mais de 600 que enfrentaram um percurso desde a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distancia de aproximadamente sete quilómetros, onde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio e confraternização, com muita animação musical.

Liliana Vieira, Vereadora do Desporto da edilidade paivense louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Câmara Municipal, e ambas as colectividades e da própria comunidade local, manifestando gratidão pelo sucesso alcançado nesta quarta edição, considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho.

Já o edil paivense José Rocha, que esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, valorizou este dia de festa e este evento na componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, realçando que este atractivo espaço no Monte de S. Gens seja um verdadeiro ponte de encontro e de turismo, que permite desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro

Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio único e nesta jornada desportiva, e evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, nomeadamente a forte adesão de participantes na caminhada, louvando a organização conjunta do evento que permitiu a realização de um grande convívio, destacando o interesse para a freguesia e para o turismo do concelho, num espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer continuar a potenciar sempre e a valorizar com outras acções e intervenções.

Por ultimo, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, considerou que este desafio voltou a ter um final feliz, porque serviu para promover o desporto e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico do município, sendo que, o dirigente paivense realçou a satisfação e a alegria de ver a comunidade local a aderir em força à iniciativa, sublinhando testemunhos extraordinários daqueles que desafiaram os limites numa corrida monte acima e que, podem no presente, transportar para o futuro o orgulho de terem estado neste momento épico do desporto em Castelo de Paiva.