Concurso Nacional de Leitura 2021/2022

Decorre a 15 de fevereiro, pelas 09h00, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura 2021/2022, na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva. Divididos em quatro categorias – 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino básico e ensino secundário, serão 16 os candidatos, provenientes dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e Agrupamento Escolas do Couto Mineiro do Pejão, que colocarão à prova o seu talento para a leitura.

ter 8 fev, Educação

Na fase municipal, as provas de leitura incidirão sobre as seguintes obras:

Nível ensino

Obra

1º ciclo

A princesa da chuva

Luísa Ducla Soares

2º ciclo

Não te afastes

David Machado

3º ciclo

O gato Malhado e a andorinha Sinhá

Jorge Amado

secundário

Ensaio sobre a cegueira

José Saramago

De entre os 16 alunos, serão apurados três vencedores em cada categoria, num total de 12, tendo por base uma avaliação efetuada através de critérios que vão desde a expressão corporal à dicção, intensidade da voz, pontuação, ritmo, estrutura do discurso, estilo de comunicação, criatividade, coerência e coesão discursivas e riqueza dos argumentos utilizados. Estes representarão o município de Castelo de Paiva na fase intermunicipal em Celorico de Basto.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas. O objetivo central é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.