IX Mostra de Actividades de S. Martinho

Traduziu-se num rotundo sucesso a IX Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que voltou a ter boa adesão de visitantes e realizada no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.

ter 21 mai, Exposições

A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, seguindo-se depois o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se mais tarde a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do reverendo Padre Fernando Sérgio, e do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, dos vereadores José Manuel Carvalho, Antonio Rodrigues e Paula Melo, e do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, que voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.

Depois da intervenção de boas vindas do presidente do Rancho Folclórico e do Presidente da Junta de Freguesia, o edil paivense realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia de S. Martinho.

Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio e insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o presidente Gonçalo Rocha referiu também que é, com acções deste nível, que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.

Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, mostrando-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, o responsável municipal também deixou uma palavra de reconhecimento para o Rancho Folclórico de S. Martinho que continua a apresentar uma dinâmica notável, assumimdo-se como uma referência muito positiva na cultura paivense.

Destacando que esta actividade favorece o desenvolvimento da freguesia, Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, mostrou-se orgulhoso pela organização do evento, ajudando a valorizar aquilo que a freguesia tem de bom, a criar riqueza e potenciar negócios, dando um contributo para um futuro melhor para todos, população e empresas locais.

Por outro lado, depois de agradecer a presença dos expositores e enaltecer a parceria estabelecida com o rancho folclórico, o autarca de S. Martinho referiu que, esta actividade também promove a freguesia em termos turísticos, sendo necessário, na sua opinião, atrair mais investimento, criar projectos que promovam atractividade, de forma a alavancar o turismo e fixar as pessoas numa terra que tem potencial.

Durante a noite registou-se a actuação do Agrupamento Musical Sound +, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que voltou a atrair boa adesão de visitantes.

Já no dia de Domingo, o evento prosseguiu logo pela manhã com uma demonstração de Karaté Shotokan, seguindo-se a abertura das tasquinhas e, desde logo, com uma jornada de grande animação durante a tarde, concretizando-se o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, bem como a participação da Festa Total com Ricardo Ramalho, que garantiu um animado bailarico até à hora do encerramento .

Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, registou-se neste certame a presença de mais duas dezenas de expositores, com a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da organização da Junta de Freguesia de S. Martinho e do Rancho Folclórico local, voltou a contar com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.