Lagos Mágicos - Um Exposição de Jorge Curval

O artista plástico Jorge Curval tem patente, até ao dia 19 de Julho, no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultural Local, a exposição de pintura “ Lagos Mágicos “, que conta com a apresentação de 10 quadros e que foi recentemente inaugurada em Castelo de Paiva, contando com a presença do Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho.

sex 26 jun, Exposições

Segundo o artista, que cria obras de arte com verdadeira mestria, usando motivações as mais diversas, esta exposição surge no seguimento da obra que tem vindo a executar ao longo das duas ultima décadas tendo como fio condutor a necessidade constante de transmitir sentimentos e energias relacionadas com a Natureza.
O importante é o trabalho que ganha identidade e vida própria, refere Curval, sugerindo comportamentos com leituras tácteis e visuais, usando o espaço, o conhecimento e o seu limite de liberdade para realçar formas, texturas, sombras e luzes. Em todas as composições dos seus quadros existe acima de tudo expressão e evidencia que trabalha sempre para além da própria exaustão, tentando superar-se a mim mesmo.
Jorge Curval é um artista puramente intuitivo e transforma uma sala de exposições numa floresta, num lago numa série de olhares e leva nos ao reencontro de sensações esquecidas e outras completamente novas, um exercício que este artista faz com mestria e esta patente em todas as suas obras de arte.
No meio dos seus “ lagos mágicos “, onde as cores da natureza se fundem numa dinâmica mágica…a cor e a luz, a essência da vida que se forma em cada obra vem até nós de mansinho, preenche-nos, viajamos num nenúfar, sobre as águas calmas de um lago no meio da floresta onde as árvores nos protegem e a luz se reflecte em miríades de pontos…é a magia !
Uma magia que está bem patente neste exposição em Castelo de Paiva, agora apresentada no espaço do CICL, uma magia que entra em nós e nos obriga a reflectir como seres humanos que somos…..fazendo - nos pensar até que ponto tratamos bem a nossa casa…o nosso planeta .
Este artista portuense, agora com ateliê em Vila do Conde, frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e já participou em dezenas de exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, bem como, em bienais, em feiras de arte contemporânea e tem apresentado o seu trabalho em diversas galerias nacionais, sendo que, está representado em diversas colecções públicas e privadas, tendo leccionado nas oficinas de artes plásticas no Museu Nacional Soares dos Reis, assim como lecciona artes plásticas na Faculdade Sénior do Porto, ao mesmo tempo que é responsável pelos Workshops de Pintura no Museu Centro Mémoria de Vila do Conde e no Palácio das Artes “Fundação da Juventude “ do Porto.