Espaço do Cidadão em St M. de Sardoura

Vai ser inaugurado na próxima Quinta Feira, dia 28, pelas 12h15, mais um Espaço do Cidadão no concelho de Castelo de Paiva, desta vez localizado nas instalações da sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, no âmbito de uma cerimónia oficial que vai contar com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

ter 26 fev, Informação Oficial

Este é o segundo balcão do Espaço do Cidadão instalado no município, depois de, em Outubro de 2015, ter sido protocolada a instalação do balcão do Espaço do Cidadão da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, localizado na zona urbana de Oliveira do Arda.

Tendo em conta a parceria estratégica estabelecida entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, a nova loja do Espaço do Cidadão consiste na prestação de um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, de forma a simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a tradicional burocracia, aumentando assim a qualidade dos serviços públicos numa nova era digital, sendo que este Espaço do Cidadão é um balcão de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de mais de 150 serviços de 17 entidades do Estado, com a presença de um Mediador de Atendimento Digital.

Com a abertura do balcão de atendimento público, que ficará instalado no espaço da sede da Junta de Freguesia, será possível revalidar a carta de condução ou alterar a morada, marcar consultas no SNS, pedir certidões de registo predial, preencher a declaração do IRS via Internet, pedir subsídios de doença ou até simplesmente comprar bilhetes para espectáculos ou museus.

Na opinião do edil paivense Gonçalo Rocha, e seguindo uma política local de descentralização que tem vindo a ser implementada, o objectivo destes espaços e, mais tarde a Loja do Cidadão, que deverá ficar localizada nas instalações do Palácio da Justiça, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade, uma opinião também partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Ricardo Cardoso, que realça este serviço como uma mais valia para a freguesia e para esta zona do concelho.

Este novo Espaço do Cidadão, localizado na vila de Sardoura, vai procurar aproximar, melhorar e valorizar os serviços prestados aos cidadãos e estará aberto ao público de 2ª a 6ª feira das 9.00 às 12.00 horas.