Liberdade, Desporto e Cultura em Castelo de Paiva

Concertos musicais, exposições, sessão solene da Assembleia Municipal, abertura do Jogos Desportivos e o habitual Desfile das colectividades locais, foram as principais iniciativas que marcaram em Castelo de Paiva, os festejos comemorativos do 48º Aniversário do 25 de Abril, organizados pela autarquia local.

 

qua 27 abr, Informação Oficial

A Câmara Municipal, em colaboração com Assembleia Municipal, agendou diversas actividades para o feriado nacional que, como é habitual, integrou as cerimónias de abertura dos Jogos Desportivos, que este ano contabilizam a sua 36ª edição.

As comemorações começaram na véspera e o Município de Castelo de Paiva promoveu na noite do dia 24, no espaço do Auditório Municipal, um concerto musical intitulado “ Aromas de Abril “, com a participação de vários músicos locais.

Este espectáculo, organizado pela Assembleia Municipal, além da presença de vários convidados, contou com a participação da Academia de Música de Castelo de Paiva e de intervenções de poesia e textos alusivas à data.

No feriado nacional, logo pela manhã, no átrio dos Paços do Concelho, realizou-se uma Sessão Solene das Comemorações de Abril, orientada para os 48 anos da Revolução de Abril, onde para além das intervenções políticas, registou vários momentos musicais interpretados por alunos da Academia de Musica de Castelo de Paiva.

Destaque para as intervenções dos alunos convidados, Juliana Gonçalves ( Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva ) e Leandro Gomes ( Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro ), bem como de Filipe Costa ( PS), Carlos Trindade (PSD), Paulo Teixeira ( UCPT )e Sílvia Cruz do MPT.

O presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, agradeceu a presença de todos e destacou que, pela primeira vez em Castelo de Paiva, os jovens tiveram a oportunidade de se pronunciar na Sessão Solene do 25 de Abril, trazendo a sua perspectiva da revolução de Abril e a sua importância para o país, evidenciando que, importa que seja o princípio de uma aproximação mais dinâmica e activa entre a vida politica, os jovens e a comunidade escolar.

Para o líder da Assembleia Municipal, são cada vez menos aqueles que podem testemunhar o 25 de Abril, por isso interessa recordar o momento como momento de coragem e incentivar à participação de todos sobre um momento único e histórico, que nos permitiu sonhar com um país mais próspero, mais livre e mais igualitário, até porque, “ o 25 de Abril foi realizado para libertar, democratizar e desenvolver o país, simbolizando a vitória da democracia sobre a ditadura “.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal citou a escritora Sofia de Melo Breyner para recordar a madrugada heróica de Abril e a coragem dos capitães que protagonizaram a queda do regime do Estado Novo, referindo que, apesar da idade, continua a comungar os valores de Abril, destacando que, no dia em que se exalta a liberdade, ainda existe quem não a tem como garantida, aludindo ao conflito militar da Ucrânia, que vivendo numa democracia, viu a sua liberdade ser posta em causa, com consequências nefastas e dolorosas.

José Rocha salientou ainda que, “ nada como o 25 de Abril para repensar o nosso passado, quando o presente ainda é difícil e quando urge perspectivar um futuro melhor “, evidenciando que os valores de Abril não se apregoam apenas no dia festivo, quando se traz os cravos na lapela, mas sim todos os dias, nas atitudes, gestos e acções que se pratica, onde se deve ter em conta os verdadeiros valores do humanismo e da liberdade, enquadrados na igualdade, no respeito pela diferença, na fraternidade e solidariedade.

A tarde do feriado nacional, foi preenchida pelo habitual desfile das associações desportivas e culturais do concelho, a realização de actividades desportivas com a participação do grupo da PT Dance Academy, grupo da Companhia Girassol, e aula de zumba com Paula Carvalho, e exibição da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, concretizando-se a abertura dos XXXVI Jogos Desportivos, uma iniciativa municipal que se prolonga até ao final de Setembro e movimenta centenas de atletas de todas as freguesias do concelho.

Toda esta envolvência e este dinamismo cultural associativo, tal como disse o presidente da CM, José Rocha, é uma força representativa das colectividades que, com sucesso e orgulho, marcam presença e continuam a valorizar e a prestigiar o concelho e esta iniciativa anualmente desenvolvida pela edilidade paivense.

A jornada festiva das comemorações do 25 de Abril encerrou, com a realização de um concerto musical, com a presença da Banda Marcial de Fornos, ao final da tarde no espaço do Auditório Municipal, evocativo do 112º aniversário da popular filarmónica paivense, numa participação que sempre desperta natural entusiasmo e expectativa nos aficionados, dignificando as comemorações deste Dia da Liberdade.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados