Diabetes em Movimento® arranca em Castelo de Paiva em outubro de 2023

O programa Diabetes em Movimento coordenado pela Direção-Geral da Saúde vai arrancar em Castelo de Paiva em outubro de 2023, através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul

qui 13 jul, Saúde

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 está a ser implementado em Castelo de Paiva numa parceria entre a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de outubro de 2023, às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão Municipal dos Desportos, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde de Castelo de Paiva (UCSP Oliveira do Arda e USF Paiva Douro).

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem mais de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados