Gonçalo Rocha participou na conferência "the Future of Heathcare"

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado da vereadora do Pelouro da Saúde, Paula Melo, participou hoje na Grande Conferência “The Future of Healthcare”, que celebra o 10º Aniversário da criação do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e o 20º Aniversário da abertura do Hospital de S. Sebastião, localizado na cidade da Feira.

qui 31 jan, Saúde

Depois da Sessão de Abertura, um breve momento foi dedicado aos representantes dos municípios que estão na área de influência do CHEDV, tendo o autarca de Castelo de Paiva destacado, na sua mensagem de felicitação, a importância e oportunidade da iniciativa, bem como relevado o interesse para esta região do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, que juntou numa instituição única, as unidades hospitalares de Santa Maria da Feira, de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis.

O edil paivense, que integrou a Comissão de Honra deste evento, enalteceu os 20 anos de serviço do Hospital de S. Sebastião, considerando tratar-se de um hospital com um modelo de gestão inovador, traduzido num rotundo sucesso ao serviço de uma vasta comunidade da zona norte do distrito de Aveiro, marcando o inicio de uma nova era na gestão hospitalar, disponibilizando um serviço de cuidados de saúde de grande, com ganhos de eficiência ao serviço público, deixando uma palavra de incentivo e de esperança a todos os profissionais de saúde que trabalham neste centro hospitalar, bem como uma congratulação pela gestão exemplar que tem sido protagonizada pelo Conselho de Administração, liderado pelo Dr. Miguel Paiva.

Desde a sua abertura, o Hospital de São Sebastião tratou mais de meio milhão de cidadãos dados revelados pela administração. Ao longo destas duas décadas de existência, foram vários os reconhecimentos que a unidade foi recebendo pelo trabalho desenvolvido, desde logo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) atribui classificação máxima de Excelência Clínica a seis serviços dos hospitais da Feira, em Junho 2015, tendo o serviço de Maternidade do CHEDV obtido distinção máxima em Excelência Clínica e o Serviço de Obstetrícia recebeu distinção máxima em “Excelência Clínica” na avaliação do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde criado pela Entidade Reguladora da Saúde. No que respeita a partos e cuidados pré-natais, garantiu classificação máxima em quatro dos cinco indicadores avaliados pelo regulador durante o ano de 2015.

Cerca de 80% dos 70 novos médicos internos de Formação Geral, seleccionaram o CHEDV como primeira ou segunda opção de entre todos os hospitais portugueses, daí Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV, realçar que, “ o CHEDV é um dos hospitais mais procurados pelos jovens médicos no seguimento da tradição formativa do Hospital S. Sebastião”.

A conferência, constituída por diversos painéis e espaços de debate, terá a especial participação do norte americano Prof. Eric Kandel, Prémio Nobel da Medicina, como orador de destaque, para além da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, entre outros, sendo que a Sessão de Encerramento contará com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, concluído-se a celebração da efeméride com um jantar no Mosteiro de Arouca.