Município garante 1000 vacinas para os mais vulneráveis e idosos

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai assinar um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude, IPSS de Coimbra, que estabelece as regras de referenciação dos beneficiários do programa “ Vacinação SNS Local “ e da contribuição solidária do Município em 2,250 euros, correspondente à administração de 1000 vacinas para a gripe.

seg 9 nov, Saúde

Como habitualmente, e ao abrigo do Programa Nacional de Vacinação gratuito, do Ministério da Saúde, Castelo de Paiva adere à campanha de vacinação contra a gripe. Com mais procura do que nos anos anteriores, pelo contexto trazido pela pandemia COVID-19, decidiu a autarquia paivense reforçar a campanha e, através deste protocolo garantir a vacinação gratuita nas farmácias comunitárias para os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

A Dignitude é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento e, no contexto da pandemia da COVID-19, este programa empreendeu uma resposta inovadora denominada “Emergência abem “ para potenciar uma resposta solidária mais alargada aos desafios e problemas gerados por esta pandemia, e no âmbito desta nova resposta foi organizado o Programa “Vacinação SNS Local” com objectivo de proteger os mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias que cumpram os requisitos de participação.

O Município de Castelo de Paiva deliberou o seu apoio a este programa de vacinação para, no contexto da pandemia em que vivemos, ampliar os meios e recursos de protecção, em especial dos munícipes com idade mais avançada, encontrados abrangidos todos aqueles com idade igual ou superior a 65 anos, que terão administração da vacina gratuita, conforme se refere a Norma Nº 016/2020 da DGS, de 25/09/2020, em farmácias comunitárias do concelho.

Os beneficiários deste programa de vacinação têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas e serão identificados pelo número de utente do SNS e a vacinação contra a gripe estará assim gratuitamente disponível.

O presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, sublinha o interesse deste protocolo, na medida que, “ é mais importante do que nunca, fazer chegar a vacinação a todos os grupos de risco e aos idosos, que são também os mais vulneráveis à COVID-19. Além de reforçar o sistema imunitário contra o vírus da gripe, irá reduzir os internamentos por infecções respiratórias associadas à gripe e diminuir a afluência das pessoas às instituições de saúde, libertando maior espaço e tempo para os doentes infectados com a COVID-19”,

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados