Património

Estas sepulturas poderão estar ligadas a um povoado que terá existido no lado oeste ao da localização das mesmas. Este povoado toma o nome de chãos e pensa-se ter sido uma zona bastante povoada no século III, no século XII e XIII, é dado ao lugar o nome de Santa Cecília, santa muito evocada no século III, altura em que este tipo de sepulturas estava em voga.

Pensa-se que a fase inicial deste tipo de sepulturas seja à volta dos séculos VII e VIII e que tenham perdurado até aos séculos XII e XIII.

Permanecem bastante obscuras as razões que levaram os homens a executar sepulturas em afloramentos rochosos, tão frontalmente contrastante com as anteriores sepulturas, que eram abertas na terra humosa e tantas vezes coberta por esta mesma terra. Esta nova forma de sepultura escavada na rocha era dispendiosa, pois exigia conhecimentos de trabalho de pedra e o recurso a instrumentos metálicos, por certo, não muito vulgarizado na época, portanto tinha que ser manuseado por homens experientes e por isso devidamente pagos.

Uma outra característica destes cemitérios é o anonimato das sepulturas, mesmo nos escassos e tardios exemplos que se conhecem de estelas associadas a estas sepulturas, como parece ser o caso das de Vegide, estas apresentam somente a preocupação de assinalar que ali é o local de repouso de alguém e não o de evocar a pessoas que ali foi sepultada.

mais notícias
Redes sociaisGIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactosPiscina
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados