Cultura

Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras

O Grupo foi fundado em 1973, por ocasião da romaria com o mesmo nome. A ideia partiu do Pároco da freguesia da Raiva, e de um dinâmico Grupo de Jovens e algumas pessoas da freguesia.

Empenhados iniciaram, desde essa data, um trabalho de recolha, ensaios e apresentação de espectáculos em festas populares, romarias, feiras nacionais de agricultura e artesanato, festivais de folclore e outras comemorações de carácter social e cultural.

Reportando-se aos trajes outrora usados pelos seus antecessores, são recuperados pelo grupo de trajes de cerimónia, de domingar, ir à feira, o traje de camponês e serrano, o usado pelos barqueiros e o traje dos mineiros.  

Entre as danças mais representativas da região, e as que integram o reportório, destacam-se a desgarrada, a chula rabela do douro, o vira da serra, o vira velho e as quadrilhas.

Desde 1998 realiza todos os anos o seu Festival de Folclore, tendo já passado pela região vários Grupos nacionais e estrangeiros. Desde o Brasil à Argentina, Polónia, Republica Checa, Irlanda e Cazaquistão, foram inúmeras as delegações internacionais que actuaram nestes festivais.

No que respeita a digressões do Grupo ao estrangeiro, a mais importante foi ao Rio de Janeiro, Brasil em 1993.

O Grupo é filiado no INATEl e conta normalmente com apoios desta Instituição, da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia da Raiva e Governo Civil de Aveiro.

O seu fundador foi Joaquim Ferreira Soares e tem na Direcção Técnica Manuel Lopes Pinto


Contactos:

Oliveira do Arda - Raiva 

Presidente Lúcio Moreira da Silva

Telemóvel: 939782210

Email - rfnsdasamoras@sapo.pt

Direcção

Presidente: Lúcio Moreira Silva

Vice-Presidente: Emília Rosa Martins de Sousa

Secretário: Armando Correia da Faria

Tesoureiro: Tânia Virginia Moreira Duarte

Vogal: Alcino Vieira Ferreira

mais notícias
GIPFarmáciasBombeirosMunicípioVeterinárioContactos
Desenvolvimento
Castelo de Paiva 2013
Todos os direitos reservados