II Rampa de S. Gens

5 de Outubro de 2020

A afirmar-se como lugar de grande potencial desportivo e turístico de Castelo de Paiva, o monte de S. Gens, localizado na freguesia de Santa Maria de Sardoura é mais uma vez o palco para a 2ª edição da rampa de S. Gens. No ano transacto, esta prova trouxe até ao seu cume centenas de pessoas, desportistas e gentes de todas as idades que puderam apreciar a espectacular vista sobre do Douro e das aldeias do concelho proporcionada pela altitude. O Monte de S. Gens é já uma das jóias turísticas do concelho, não só devido às suas belas paisagens, mas também devido ao famoso “Baloiço de S. Gens”.

A Rampa de S. Gens tem um percurso total de 904 metros, sempre em subida,  sendo que a partida é realizada à cota de 176 metros e a chegada concretiza-se à cota de 322 metros de altitude. O percurso apresenta uma inclinação média de 16% com algumas zonas a atingir uma inclinação de 33%,  o que será deveras exigente para os participantes.

Esta iniciativa é mais uma vez uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e da ADCCJ Clark. Esta prova irá ser a última prova dos Jogos desportivos de Castelo de Paiva, que este ano foram muito afectados pela pandemia covid-19.

Precisamente devido a esta pandemia, este ano excepcionalmente não se irá realizar a caminhada, sendo que esta prova apenas se irá cingir à subida da rampa íngreme que dá acesso ao cume do monte de S. Gens, com limite de participantes, e feito em series.

08h às 10h - Secretariado

10h - Início da corrida*

* Partidas em series de 10 atletas, partindo a serie seguinte apenas quando todos os atletas terminaram a serie anterior.

12h - Entrega de prémios (individualmente)

As inscrições serão feitas através do envio de e-mail, para adccjclark@sapo.pt ou gdccastelopaiva@hotmail.com. As inscrições são gratuitas, e podem ser efetuadas até dia 1 de Outubro de 2020 (5ª feira anterior à realização do evento).