Património

Romaria a São Domingos da Serra

Nome da Festa: Romaria a São Domingos da Serra.

Local de realização: São Domingos da Serra, União de Freguesias Raiva, Pedorido e Paraíso.

Distrito: Aveiro

Concelho: Castelo de Paiva

Freguesia: União de Freguesias Raiva, Pedorido e Paraíso.

Local: Serra de São Domingos

Datas da Realização: 4 de Agosto.

Descrição da festa: O culto que se desenvolveu e que deu origem a esta romaria, aparece já descrito nas Memórias Paroquiais de 1758, que nos dizem que :

“ Esta freguesia da Raiva tem muita devoção com a imagem de São Domingos que se conserva naquela capela, porque na falta de água no estio e tempo de Verão costumam tirar a imagem e lava-la em procissão de preces para a Capela de Nossa Senhora das Amoras e logo chove, além de ser muito venerado pelos favores que concede a quem recorre à sua proteção”.

Assim, é-nos aqui relatado que a principal característica desta devoção, seria pedir chuva nos tempos de seca, fazendo a procissão que ainda hoje se faz na esperança da graça alcançada. Realça também o agradecimento dos milagres concedidos pelo Santo a quem lhe recorresse.

Nos dias de hoje, a tradição da procissão desde a capela de Nossa Senhora das Amoras até ao cume da serra de São Domingos ainda se mantém, embora a inicial função de pedir por chuva se tenha perdido ao longo do tempo. Já a questão do agradecimento por graças concedidas pelo Santo, ainda se mantem, sendo usual vermos os crentes acompanhados por velas durante o percurso da procissão, assim como também usualmente se vêm muitas crianças vestidas de “anjinho”. Acompanha também a procissão a Banda de Música dos Mineiros do Pejão.

Esta romaria a São Domingos tem também a tradição de no fim da missa, as famílias ficarem pela serra para fazerem um piquenique.

A romaria a São Domingos, não atrai somente romeiros de Castelo de Paiva, é frequente vermos pessoas de alguns concelhos vizinhos, principalmente do concelho de Santa Maria da Feira.

Lugares onde se realiza a festa: São Domingos da Serra, freguesia de Raiva, Pedorido e Paraíso, Concelho de Castelo de Paiva.

Atividades relacionadas com a festa: Uma das atividades que se relaciona com a festa, tem a ver com gastronomia, é usual o jantar da noite anterior ao dia de São Domingos ser bife com batatas fritas e cebolada. Aliás, este prato nos restaurantes da região leva o nome da romaria aqui referida sendo “ Bife à São Domingos”.

Data: 12-10-2018