Património

Nome da tradição oral: Testamento no Enterro do Entrudo

Local onde se pratica:

- Distrito: Aveiro.

- Concelho: Castelo de Paiva.

- Freguesia: Raiva, Pedorido e Paraíso.

- Local: Pedorido, Ponte Centenária.

Nomes dos detentores ou praticantes:

Grupo de dinamização de Pedorido.

Situações em que a tradição é praticada:

No dia de Carnaval, à noite fazem um desfile de Carnaval com um suposto morto (boneco) e fazem um testamento do defunto com deixas para as pessoas da terra.

Descrição da Tradição Oral:

A entidade organizadora elabora uma espécie de sátira dedicada a pessoas da localidade. No fundo, o suposto morto (boneco dentro de um caixão) deixa algumas dicas para a população refletir sobre algumas situações que aconteceram ou que surgiram durante o ano em questão. É uma forma divertida de ridicularizar algo que aconteceu na sociedade daquela região.

Modo de aprendizagem da tradição oral:

Esta tradição passa de geração em geração e em cada ano elaboram um testamento diferente. A população vai dando continuidade a esse costume.

Ameaças á continuidade da tradição oral:

Não são encontradas ameaças à continuidade desta tradição, uma vez que depende da vontade da população residente.

Outras informações:

A população residente participa no desfile de Carnaval e quem quiser entrar no concurso recebe prémios nos três primeiros lugares. Assistem à leitura do testamento e posteriormente ao enterro que consiste em atirar ao rio o caixão a arder.

Elaborado por:

Pessoas do local que conhecem essa tradição desde sempre.

Data: 28/05/2018