Setor Penedo Lastrão

O setor Penedo Lastrão, localizado na margem sul do Rio Douro, a cerca de 30 minutos da cidade do Porto, está integrado na zona periférica do antigo complexo mineiro de Germunde (Couto Mineiro do Pejão) e está aberto ao público desde 5 de Junho de 2021.

Na primeira fase de equipagem dispõe de 10 vias de escalada desportiva e uma via de escalada clássica, com graus entre o IV e o 6c, especialmente adequados à iniciação na  modalidade. A rocha é essencialmente quartzito, muito rica em fissuras (óptimas para prática de escalada clássica), com presas generosas de grande aderência. As vias são longas, contando com uma altura máxima de cerca de 27 metros no ponto mais alto.

Está ainda contemplada a escalada em multi-largos, tirando partido das múltiplas "varandas" que o Penedo Lastrão nos oferece. É importante referir também que neste setor o acesso poderá também ser realizado no topo, estando neste local disponível estrutura para a prática de rapel.

Destaca-se ainda outra particularidade neste setor que, devido à forma e local como algumas vias foram montadas, é possível a realização de ações de formação em iniciação à escalada,  escalada de largos e escalada clássica. O setor dispõe de patamares seguros onde os formandos poderão assistir com facilidade às demonstrações com manobras de cordas, montagem de reuniões e desmontagem de vias.

Está contemplada uma segunda roda de equipagem na face esquerda do penedo Lastrão com novas vias de modalidade desportiva e multi-largos com graus mais exigentes, física e tecnicamente, assim como o desenvolvimento do segundo setor (setor Casa da Malta), próximo ao Penedo Lastrão e com isto transformar Pedorido e Castelo de Paiva num ponto de paragem obrigatória para quem quiser passar bons momentos de escalada, com amigos ou em família, com uma vista panorâmica sobre o Rio Douro.

O acesso ao setor poderá ser feito de automóvel até aos dois parques de estacionamento, localizados nas extremidades do trilho que passa junto à base. O restante percurso deverá ser realizado a pé, sendo a distância de cerca de 200 metros para o parque 2 (41.044405, -8.383752) e 500 metros para o parque 1 (41.045260, -8.392730).

Voltado para Noroeste, a exposição solar incide essencialmente durante a manhã, estado a parede totalmente protegida pela sombra após as 14:30.

Para obter mais informação, deverá contactar os responsáveis pelo projeto através das páginas do Facebook e Instagram Alcateia Paivense e Rock Climbing Portugal.

Enquadramento com outros pontos de interesse e atividades

O setor Penedo Lastrão está localizado numa das zonas mais belas do concelho de Castelo de Paiva. Totalmente voltado para o Rio Douro, encontra-se muito próximo da zona balnear de Pedorido, Rio Arda e antigas minas da Empresa Carbonífera do Douro.

Neste local desenvolvem-se imensas atividades relacionadas com desportos náuticos, como é o caso do SUP, canoagem e passeios de barco. O caminho que confronta o Penedo Lastrão faz parte do projeto PayvaPé. Trata-se de uma rede de percursos pedestres circulares distribuídos por todas as freguesias do concelho, com objetivo de dar a conhecer cada uma delas aos visitantes.

A zona balnear da praia de Pedorido dispõe de uma área de lazer com bar e acesso ao passadiço do trilho Viver Payva Douro.

Promotores e parceiros

Núcleo de Montanha de Espinho